Gestão Integrada de Resíduos Hospitalares - Initial Medical Services Portugal

Outros Resíduos Perigosos

Ligue-nos para uma Inspecção Gratuita para o 808 223 224  ou Contacte-nos

Outros Resíduos Perigosos

Como se classificam

São resíduos produzidos em unidades de prestação de cuidados de saúde (humana e animal) que não se encontram integradas nos grupos III ou IV, nomeadamente, resíduos líquidos perigosos (como por exemplo, líquidos de radiologia) e resíduos de amálgamas dentárias. Estes resíduos podem ter ou risco químico e/ou biológico, dependendo do local/serviço ou actividade onde se produzem.

São classificados de acordo com os códigos publicados pela Lista Europeia de Resíduos

Acondicionamento e Contentorização

Os resíduos líquidos perigosos de diferentes composições devem ser contentorizados separadamente, de acordo com as características de cada produto, por forma a se garantir que não ocorrem misturas químicas indesejáveis de forma e evitar reacções químicas.

Devem ter uma capacidade limitada, para que possam ser manipulados em segurança, devendo ser resistentes e herméticos. Os recipientes deverão estar devidamente etiquetados e identificados pelo exterior do jerrican com o nome do estabelecimento, designação e código LER respectivo.

Os Resíduos Líquidos serão sempre colocados em embalagens homologados para os resíduos a que se destinam.

Os Resíduos Líquidos Perigosos são acondicionados em jerricans de 10 ou 20L.

Devido à natureza extremamente perigosa dos produtos que contêm mercúrio, como as amálgamas dentárias, os resíduos devem ser correctamente segregados de modo a permitir a sua reciclagem.

A Initial tem uma vasta gama de separadores de amálgamas de forma a assegurar que tal processo é efectuado adequadamente.

Transporte, Encaminhamento e Tratamento/Destino Final

O transporte dos contentores com resíduos líquidos perigosos e/ou de amálgamas dentárias será efectuado de acordo com a Legislação em vigor, sendo realizado directamente pela Initial com recurso a frota própria totalmente adequada para este transporte.

A Initial Portugal sendo uma transportadora por Conta de Outrem devidamente licenciada, está, de acordo com a Legislação em vigor, habilitada a efectuar o transporte destes resíduos. As viaturas afectas ao transporte também se encontram devidamente licenciadas para o efeito.

O tratamento de cada um destes resíduos é de acordo com a Legislação Europeia e nacional em vigor, de acordo com as características específicas de cada um.

Depois de recolhidos no local de produção e acondicionados em contentores apropriados para o seu transporte, estes resíduos são encaminhados para Operadores de Gestão de Resíduos com unidades devidamente licenciadas, com quem a Initial Medical Services tem acordo.