Caso de Estudo - Tatuagens

Resíduos do Grupo III

Ligue-nos para uma Inspecção Gratuita para o 808 223 224  ou Contacte-nos

Resíduos do Grupo III

Como se classificam

Os Resíduos Hospitalares do Grupo III são resíduos contaminados ou suspeitos de contaminação, susceptíveis de incineração ou de outro pré-tratamento eficaz, permitindo posterior eliminação como resíduo urbano. (Despacho nº 242/96).

Inserem-se neste grupo, entre outros:

  • Material biologicamente contaminado (algodões com sangue, etc.)
  • Peças anatómicas não identificáveis;
  • Material de protecção individual utilizado em cuidados de saúde e serviços de apoio geral em que haja contacto com produtos contaminados (como luvas, máscaras, aventais e outros).

Classificam-se na Lista Europeia de Resíduos com os códigos 18 01 03* ou 18 02 02* (respectivamente se são resíduos produzidos em saúde humana ou animal), com a designação - Resíduos cuja recolha e eliminação estão sujeitas a requisitos específicos tendo em vista a prevenção de infecções.

Unidade de Tratamento de Resíduos Hospitalares Ultraguard

A Unidade de Tratamento de Resíduos Hospitalares Ultraguard da Initial está indicada para a deposição de Resíduos Hospitalares englobados no Grupo III, como por exemplo: pensos de tratamento, pensos cirúrgicos, pensos de incontinência, luvas, babetes, copos de plástico, algodão, fraldas, ligaduras, drenos, entre outros resíduos contaminados.

Contém um germicida, o Activap®, que se constitui como um sistema antibacteriano com o principal objectivo da diminuição da carga microbiana, garantindo:

  • a prevenção e controlo de infecções;
  • a eliminação dos maus odores causados pelos microrganismos;
  • que os microrganismos se tornam inofensivos;
  • que vírus como, por exemplo, os da Hepatite B e C são eliminados.

O Activap® é o único germicida com eficácia comprovada de 99,999% na destruição dos microrganismos potencialmente existentes nos resíduos por contraponto com outros germicidas existentes no mercado que não são tão eficazes até ao final do ciclo do serviço.

A Ultraguard tem associado um conjunto de várias frequências de troca, para melhor adaptação às necessidades de cada cliente.

Transporte, Encaminhamento e Tratamento/Destino Final

A recolha, o tratamento e a eliminação de Resíduos Hospitalares, pela sua especificidade e relevância, exige o envolvimento de profissionais qualificados para prestação deste tipo de serviço. A Rentokil Initial Portugal, da qual a Initial faz parte, opera a nível nacional e encontra-se licenciada como Empresa Operadora e Gestora de Resíduos Hospitalares em 6 Centros de Serviço, de Norte a Sul do País, possuindo um sistema de gestão de qualidade certificado de acordo a norma ISO 9001.

A Rentokil Initial Portugal é um Operador de Gestão de Resíduos Hospitalares licenciado pela Direção Geral de Saúde para a prestação do serviço de tratamento e recolha de Resíduos Hospitalares do Grupo III e recolha e armazenamento de Resíduos do Grupo IV.