Caso de Estudo - Tatuagens

Resíduos do Grupo III

Ligue-nos para uma Inspecção Gratuita para o 808 223 224  ou Contacte-nos

Resíduos do Grupo III

Como se classificam

São resíduos contaminados ou suspeitos de contaminação, susceptíveis de incineração ou de outro pré-tratamento eficaz, permitindo posterior eliminação como resíduo urbano. (Despacho nº 242/96).

Inserem-se neste grupo, entre outros:

  • Material biologicamente contaminado (algodões com sangue, etc.)
  • Peças anatómicas não identificáveis;
  • Material de protecção individual utilizado em cuidados de saúde e serviços de apoio geral em que haja contacto com produtos contaminados (como luvas, máscaras, aventais e outros

Classificam-se na Lista Europeia de Resíduos com os códigos 18 01 03* ou 18 02 02* (respectivamente se são resíduos produzidos em saúde humana ou animal), com a designação - Resíduos cuja recolha e eliminação estão sujeitas a requisitos específicos tendo em vista a prevenção de infecções.

Acondicionamento e Contentorização

O acondicionamento primário dos resíduos obedecerá aos requisitos impostos no nº 6 e nº 8 do Despacho nº 242/96 de 5 de Julho.

Os Resíduos do Grupo III devem ser acondicionados em recipientes de cor branca devidamente identificados com o símbolo de risco biológico e informação dos resíduos que acondiciona.

A Initial tem várias soluções para o acondicionamento e contentorização nos locais de produção dos Resíduos Hospitalares do Grupo III de forma a adequar-se às necessidades de cada produtor.

SILVERSAFE®
 

Nova Unidade Hospitalar revolucionária para reduzir, de forma eficaz, os riscos de infecção e promover a segregação de resíduos

A Silversafe® tem características únicas no mercado, como por exemplo:

  • É accionada por pedal para facilitar a sua abertura, evitando assim o perigo de contaminação cruzada 
  • O módulo clínico tem incorporado um sistema de neutralização de odores que liberta um aroma agradável constante 
  • A segurança está garantida para o pessoal que manuseie a Silversafe®

 

AUTOLID

Contentor para acondicionamento No Touch

A Initial utiliza um seguro sistema No Touch (automático) para acondicionar Resíduos Hospitalares, reduzindo o risco de contaminação cruzada. Ideal para pequenos produtores de Resíduos Hospitalares.

  • Reduz o risco de contaminação cruzada 
  • Fiabilidade comprovada
  • Não existe contacto com o conteúdo

Existe sempre a possibilidade de colocar os contentores homologados utilizados para o transporte, caso a quantidade de resíduos justifique e o produtor assim o pretenda.

Transporte, Encaminhamento e Tratamento/Destino Final

O transporte dos contentores com Resíduos Hospitalares perigosos será efectuado de acordo com a Legislação em vigor, sendo realizado directamente pela Initial com recurso a frota própria totalmente adequada para este transporte.

A Initial Portugal, sendo uma transportadora por Conta de Outrem devidamente licenciada, está, de acordo com a Legislação em vigor, habilitada a efectuar o transporte destes resíduos. As viaturas afectas ao transporte também se encontram devidamente licenciadas para o efeito.

Depois de recolhidos no local de produção e acondicionados em contentores homologados para o transporte, os Resíduos Hospitalares são encaminhados para tratamento de acordo com o disposto no Despacho Ministerial n.º 242/96 para Operadores de Gestão de Resíduos Hospitalares com unidades devidamente licenciadas, com quem a Initial Medical Services tem acordo.

O Grupo III faz-se por autoclavagem, ou outro método eficaz, obtendo-se uma descontaminação de alto nível.