Resíduos do Grupo IV

Ligue-nos para uma Inspecção Gratuita para o 808 223 224  ou Contacte-nos

Resíduos do Grupo IV

Como se classificam

São resíduos de vários tipos de incineração obrigatória (Despacho nº 242/96).

Integram-se neste grupo, nomeadamente:

  • Materiais cortantes e perfurantes: agulhas, cateteres e todo o material invasivo;

Classificam-se na Lista Europeia de Resíduos com os códigos 18 01 01 ou 18 02 01* (respectivamente se são resíduos produzidos em saúde humana ou animal), com a designação - Resíduos cuja recolha e eliminação estão sujeitas a requisitos específicos tendo em vista a prevenção de infecções.

Acondicionamento e Contentorização

O acondicionamento primário dos resíduos obedecerá aos requisitos impostos no nº 6 e nº 8 do Despacho nº242/96 de 5 de Julho.

Os Resíduos do Grupo IV devem ser acondicionados em recipientes de cor vermelha, com excepção dos materiais cortantes e perfurantes que devem ser acondicionados em recipientes, contentores, imperfuráveis.

A Initial tem várias soluções para o acondicionamento e contentorização nos locais de produção dos Resíduos Hospitalares do Grupo IV de forma a adequar-se às necessidades de cada produtor.

A gama Sharpsafe® utilizada pela Initial Portugal possui as seguintes características:

  • Homologados para o acondicionamento e transporte de Resíduos Hospitalares (UN 3291 Resíduo hospitalar, não especificado, N.S.A. ou Resíduo (bio) médico, N.S.A. ou Resíduo médico regulamentado, N.S.A, 6.2, II, (-)) de acordo as normas do ADR.
  • Três opções de fecho disponíveis: aberta, temporariamente fechada (de modo a prevenir acesso acidental aos conteúdos do contentor) e permanentemente fechada;
  • Volumes: 1, 3, 5 e 10L.

Transporte, Encaminhamento e Tratamento/Destino Final

O transporte dos contentores com Resíduos Hospitalares perigosos será efectuado de acordo com a Legislação em vigor, sendo realizado directamente pela Initial com recurso a frota própria totalmente adequada para este transporte.

A Initial Portugal, sendo uma transportadora por Conta de Outrem devidamente licenciada, está, de acordo com a Legislação em vigor, habilitada a efectuar o transporte destes resíduos. As viaturas afectas ao transporte também se encontram devidamente licenciadas para o efeito.

Depois de recolhidos no local de produção e acondicionados em contentores homologados para o transporte, os Resíduos Hospitalares são encaminhados para tratamento de acordo com o disposto no Despacho Ministerial n.º 242/96 para Operadores de Gestão de Resíduos Hospitalares com unidades devidamente licenciadas, com quem a Initial Medical Services tem acordo.

O Grupo IV faz-se obrigatoriamente por incineração.