Resíduos do Grupo IV

Ligue-nos para uma Inspecção Gratuita para o 808 223 224  ou Contacte-nos

Resíduos do Grupo IV

Como se classificam

Os Resíduos Hospitalares do Grupo IV são resíduos de vários tipos de incineração obrigatória (Despacho nº 242/96)

Inserem-se neste grupo, nomeadamente:

  • Materiais cortantes e perfurantes, como agulhas, cateteres e todo o material invasivo.

Classificam-se na Lista Europeia de Resíduos com os códigos 18 01 01 ou 18 02 01* (respectivamente, caso sejam resíduos produzidos em saúde humana ou animal), com a designação - Resíduos cuja recolha e eliminação estão sujeitas a requisitos específicos tendo em vista a prevenção de infecções.

Contentores para Resíduos Cortantes e Perfurantes

A Initial Medical Services dispõe de contentores homologados para deposição de Resíduos Hospitalares do Grupo IV – cortantes e perfurantes.

  • Impenetráveis e apetrechados com tampa especial que permite, no final da sua utilização e no momento da recolha, ser selada;
  • Estes contentores são recolhidos e transportados para as instalações da Rentokil Initial Portugal, licenciadas para o efeito, e posteriormente são enviados para incineração em instalações de operador final autorizado;
  • Contentores com diversas capacidades (1, 3, 5, 10 e 30 litros) e várias frequências de troca para melhor adaptação às necessidades de cada cliente.

Transporte, Encaminhamento e Tratamento/Destino Final

A recolha, o tratamento e a eliminação de Resíduos Hospitalares, pela sua especificidade e relevância, exige o envolvimento de profissionais qualificados para prestação deste tipo de serviço. A Rentokil Initial Portugal, da qual a Initial faz parte, opera a nível nacional e encontra-se licenciada como Empresa Operadora e Gestora de Resíduos Hospitalares em 6 Centros de Serviço, de Norte a Sul de Portugal, possuindo um sistema de gestão de qualidade certificado de acordo a norma ISO 9001.

A Rentokil Initial Portugal é um Operador de Gestão de Resíduos Hospitalares licenciado pela Direção Geral de Saúde para a prestação do serviço de tratamento e recolha de Resíduos Hospitalares do Grupo III e recolha e armazenamento de Resíduos do Grupo IV.